quarta-feira, 14 de maio de 2008

XI Encontro Regional do PROLER Vale do Rio Grande

O Comitê PROLER Vale do Rio Grande-MG informa que estão abertas as inscrições para o XI ENCONTRO REGIONAL DO PROLER (PROGRAMA NACIONAL DE INCENTIVO À LEITURA) a ser realizado, em Uberaba, de 11 a 13 de junho de 2008. Ao todo, serão oferecidas 12 oficinas temática de formação de professores a 24 turmas, em períodos alternados nos três dias do evento para a melhor escolha dos participantes. Acesse a página para obter as informações sobre como se inscrever »


ABERTURA DO XI ENCONTRO REGIONAL DO PROLER
Dia 11 de junho – quarta-feira – 7h30.
Palestra: Leitura: do mundo ao cibermundo
com Gabriel Perissé (São Paulo)

OFICINAS DE LEITURA

01 ou 17 - Broto de leituraA leitura para crianças de 0 a 5 anos Pré-leitura e Leitura Inicial. O lúdico na literatura infantil. Despertando nos bebês o gosto e o prazer pela leitura a partir da biblioteca de classe. Envolvimento da família – Creuza Soares – Graduada em Pedagogia. Educadora de Ed. Infantil. Professora da rede pública municipal há 15 anos. Atua em berçários municipais há 05 anos. (Marília /SP).

02 ou 12 – Poesia em sala de aula: o prazer de (se) encantar - Exploração do universo poético em sala de aula, enquanto expressão de arte, do pensamento e da sensibilidade humanas. Despertar do aluno para o poético que se manifesta no mundo e nas palavras. - Claudia Borges – Graduada em Letras. Mestre em Estudos Literários. Professora de Língua e Literatura, nos Ensinos Fundamental e Médio em Igarapava/SP e Orlândia/SP, e no Curso de Letras da FAZU-MG. (Uberaba / MG).

03 ou 10 – Fábulas na sala de aula - A fábula como universo mágico de leitura cuja moral refere-se a valores de formação do ser humano: honestidade, amizade, responsabilidade e felicidade. Produção de fábulas por meio da linguagem gráfica ou escrita. Estratégias de leitura e escrita com fábulas. Divane Silva – Graduada em Letras. Pós-graduada em Cultura Afra e Administração Escolar. Sec. M. de Educação e Cultura de Veríssimo. (Veríssimo/ MG).

04 ou 11 – O livro “En Cena” – O teatro e a leitura. Do texto literário para o texto adaptado para o teatro. O livro e a leitura expressiva na sala de aula. – Miguel Jacob – Graduado em Estudos Sociais. Ator e Diretor de Teatro Profissional. Professor de Teatro do Colégio Marista e Agente Cultural da Biblioteca Pública Municipal BernardoGuimarães. (Uberaba / MG).

05 ou 08 - Práticas de Leitura de E-Books (Livros Eletrônicos) - A leitura entre papéis e bits eletrônicos. Os desafios da leitura em ambiente digital. Práticas de leitura de e-books no ensino fundamental (séries iniciais). - Acir Mário Karwoski - Graduado em Letras: Português/Inglês. Mestre em Lingüística aplicada ao ensino de língua portuguesa. Doutorando em Letras/Estudos Lingüísticos.. Professor no curso de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Organizador dos livros Gêneros textuais: reflexões e ensino; Novas Tendências em ensino de línguas e Leitura, leitores e bibliotecas no interior do Brasil. (Uberaba/MG).

06 ou 19 – IMAGEM – Ampliando o olhar - Ilustração do Livro Infantil como linguagem, meio de comunicação, instrumento de arte no processo pedagógico contra um “Analfabetismo Visual”. Percepção da imagem no cotidiano. Diálogo da imagem na educação infantil. - André Neves – Graduado em Comunicação Social. Escritor. Ilustrador de renome: Prêmio Luís Jardim (melhor livro de imagem 2003), Prêmio Jabuti 2004, Prêmio Açorianos de Literatura (2005 e 2006). Participou de mostras e exposições de ilustração no Brasil e no exterior como: XX Mostra Internazionale d’illustrazione per l’infanzia – Sármede 2002. Bienal Ilustração Bratislava 2005. (Porto Alegre/RS).

09 ou 18 - Nas redes da imaginação: charges, quadrinhos e obras de arte no
contexto escolar
- Os conceitos de texto, discurso e linguagens sob a perspectiva da Lingüística Textual. Atividades de leitura com Charges, Tiras, Obras de Arte e Quadrinhos. A leitura de imagens e seus sentidos explícitos e implícitos. Ampliação dos processos de significação e construção de sentidos no exercício leitor. - Ormezinda Ribeiro – Graduada em Letras. Doutora em Lingüística e Língua Portuguesa. Professora da Universidade de Brasília (UnB) e ISPAM. (Brasília /DF).

13 ou 20 – Os contos de fadas na leitura da sala de aula - Assimilação e transformação dos contos de fadas: das origens arcaicas aos tempos modernos. A intertextualidade como desvio ideológico. A teoria da carnavalização no imaginário dos contos de fadas contemporâneos. Análise de algumas vertentes modernas dos contos "Chapeuzinho Vermelho" e “Príncipe Sapo ou Henrique de Ferro". - Fátima Miguez – Graduada em Letras. Professora e pesquisadora em Lit. Infanto-Juvenil na UFRJ. Escritora. Algumas obras: Quem não arrisca, não petisca; e Quando o Sabiá canta, nossos males espanta. (Rio de Jan. /RJ).

14 ou 21 - Os Clássicos e o Nosso Clássico - Oficina de leitura incluindo Cervantes, Bram Stoker, Daniel Defoe, Johantan Swift, Julio Verne... e Machado de Assis). O que faz de um livro um clássico. Pontes entre o leitor inexperiente e os clássicos. Machado de Assis e suas bruxarias literárias. - Luiz Antônio Aguiar – Mestre em Literatura Brasileira. Tradutor. Roteirista. Escritor. Integrante da Assoc. dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ). Algumas citam-se: Que haja a escrita; Alqueluz, uma Aventura nas Arábias; Adaptação de obras da Lit. Universal: Don Quixote, Romeu e Julieta. (Rio de Jan. / RJ).

15 ou 22 – Contar e encantar - a arte de contar e ouvir histórias - Reflexão sobre os caminhos da arte de contar histórias, a partir da idéia de que alguns contos são educativos, pois ao abordar uma realidade simbólica atuam sob diferentes dimensões e fornecem múltiplas leituras. Reflexão e prática sobre os elementos da narração oral, sob a ótica da autora: ritmo, intenções e imagens. - Cleo Busatto - Mestre em Teoria Literária. Pesquisadora transdisciplinar. Escritora, consultora em oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil e contadora de histórias. Produtora de softwares educativos. (Curitiba/ PR)

07 ou 23 - Leitura: estímulo à escrita criativa - Reflexões sobre a importância do ensino da escrita e para a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Experimentação de atividades diferenciadas para a prática pedagógica em sala de aulas e os pontos de referência para a criação de seus próprios trabalhos escritos. - Delcira Aparecida Soares - Graduada em Letras: Português e suas Literaturas; em Pedagogia: Supervisão e Administração Escolar. Bacharel em Direito. Pós-graduada em Educação. Professora regente de Língua Portuguesa de Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), na E. M. Totonho de Morais. Ministrante de cursos e oficinas pelo PROLER. (Uberaba /MG).

16 ou 24 – Compartilhando histórias na escola - As múltiplas experiências de leitura formam o leitor crítico, formam o cidadão. A leitura alimenta as idéias! Quem lê, ou tem contato freqüente com histórias – lendo ou ouvindo – tem o que dizer, tem o que escrever, tem o que argumentar, discordar, acrescentar, concordar, transcender. - Sônia Rosa - Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Teorias e Práticas da Leitura e em “África-Brasil: Laços e Diferenças”. É arte-educadora, escritora e orientadora educacional. Tem 22 livros publicados e coordena 1.050 salas de leitura na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. (Rio deJan./RJ).

Acesse as informações sobre como se inscrever no
XI Encontro Regional do PROLER Vale do Rio Grande »

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.